Moalboal

Moalboal fica depois de uma cadeia de montanhas, tem um clima levemente mais ameno que outras regiões das Filipinas. O que atrai a maioria dos turistas para cá é, com certeza, a cachoeira mais famosa das Filipinas: Kawasan Falls. 

Mas nem só de cachoeira vivem os turistas aqui. Vários mergulhos, snorkel, o sardine run, restaurantes, bares e até balada aos sábados.


Como Chegar




Se você seguir nosso roteiro, estará em Malapascua. Para ir até Moalboal, irá perder o dia inteiro se deslocando. esse é o deslocamento mais longo, em horas, de toda nossa viagem pelas Filipinas. De Malapascua, pega um barco ( 30 a 50 minutos ) 100 pesos até  Maya Port em Cebu Island. Lá mesmo, pode pegar uma van ( 500 pesos ) ou fazer como nós e pegar um ônibus de mais ou menos ( 200 pesos ) até o North Terminal Bus em Cebu. De lá, pegamos um táxi ( mais ou menos 200 pesos ) até o South Terminal.


Se estiver em Cebu, basta ir ao South bus terminal, onde você irá pegar o ônibus até Moalboal. Não tivemos sorte de conseguir pegar com ar-condicionado, mas foi super barato: 129 pesos. Demora em torno de 5hs.

O ônibus vai deixar você na frente do shopping, de lá pega-se um tuk tuk ( 180 pesos ) até seu hotel. O nosso era em Panagsama.

Praias


Panagsama


Não é uma praia bonita, tem construções bem feias na beira, mas considero o melhor lugar para  ficar, pois é onde tem mais oferta de hotéis, muitos restaurantes e barzinhos cheios de gringos bebendo. No sábado, tem até uma balada.





Além disso, é onde você pode observar o Sardine Run. Milhares de sardinhas ficam na beira, nadando e você ali, no meio...para fazer o snorkel, não precisa pagar passeio, basta você pegar sua máscara e nadar até perto de uma construção redonda e amarela que tem sobre o mar. Você também vai ver muitos barcos com turistas ali. 






White Beach


É a praia mais famosa da região, mas como era verão, estava bem crowdeado. E tinha lixo na areia...

Mas a cor da água é linda, transparente, e ainda tem um snorkel muito bom que também dá para fazer por conta. O melhor ponto é mais para a direita da praia...






Não sei se é muito bom ficar aqui pois não tem um centrinho para passear. Tem alguns resorts e alguns restaurantes super simples. 

Lambug Beach


Fomos a tarde, a maré estava secando já, mas a praia era boa, sem tanta gente e sem lixo. Também tem um snorkel bom, e no fim de tarde, embora a maré estivesse bem baixa, nadei com algumas sardinhas. Nada comparado ao que vimos em Panagsama. 






Alugamos uma scooter ( 300 pesos o dia todo ) e fomos na White beach de manhã e Lambug a tarde. Valeu muito, pois os tuk tuks aqui não são tão baratos e as praias são um pouco distantes para ir a pé ( e olha que a gente sempre caminha muito ).


Pescador Island


Nós não fomos, mas dizem ser excelente para o mergulho. Tem muitos dive centers em Panagsama, se informe em algum deles se você gosta de mergulhar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro pela Sardenha

Cala Brandinchi, uma das praias mais belas da Sardenha

Arquipélago La Maddalena