El Nido

É um município da província de Palawan, composto pela cidade mais 45 ilhas, a maioria inabitada.

El Nido é um sonho, com seus paredões rochosos, escuros, alguns com vegetação, e o principal, uma água que varia do azul claríssimo até o azul turquesa.




El Nido Town é uma pequena vila, com algumas construções bem precárias e outras bonitas. Tem hostels e hotéis bons. Havia lido que não era bom ficar na Town, porque era feia e suja, mas não achei nada demais para padrões asiáticos. Nos hospedamos aqui e adoramos. Centrinho para passear à noite, muitas opções de restaurantes, comida gordice ou vegana. A praia que não é boa para o banho, porque tem muitos barcos atracados.

Sobre caixa eletrônico, tem sim, e conseguimos sacar tranquilamente. A taxa de saque Php 250, mas fique de olho porque alguns caixas só permitem sacar 10.000, outros, 20.000.




Já as outras praias que falarei abaixo achei mais indicadas para passar o dia, embora muitas pessoas preferem se hospedar por lá. Mas tenha em mente que você ficará mais isolado e com poucas opções para comer e passear.

Como Chegar


Desde Manila, você pode pegar um voo até Puerto Princesa ( 1 hora  - Cebu Pacific, Philippine Airlines e Philippines Air Asia) e mais uma van que fica no próprio aeroporto, mais 5 horas de estrada cheia de curvas ( Php 500 p/p ). A última opção foi a nossa escolha, por ser bem mais barata.

A maneira mais rápida é pegar um voo de Manila a El Nido direto, mas somente a Swift Air, mas as tarifas são bem salgadas. Acho que compensa para quem está com pouco tempo de viagem.

Passeios


Os tours são famosos, e a maior parte das belíssimas fotos que vemos de El Nido são de ilhas inacessíveis sem barco. Os tours são A, B, C, D. Existem muitas agências que fazem esses passeios, e eles podem ter alguma variação entre elas. 

Uma dica que considero importante: ter uma mochila a prova d´água. Dá para comprar aqui, é bem baratinho, só não esqueça de pechinchar. Pagamos Php 250 numa de 10 l.

Os sapatinhos para coral também são vendidos aqui, mas estamos usando nossas havaianas, afinal, elas são multiuso, e ainda não senti necessidade do sapato.



Praias


Las Cabanas


Mais conhecida por Las Cabanas, seu real nome é Vanilla Beach. Famosa por ser o pôr-do-sol mais bonito de El Nido, a praia é boa para o banho, tem alguns bares e restaurantes e fica lotada no horário do sunset.

Embora muitas pessoas digam que se hospedar aqui seja bom, enquanto o centrinho está sendo construído ( com direito a Mc Donald´s  e muitas lojas e restaurantes ), acredito que só seja boa opção para quem gosta mais da função praia-hotel na frente.

Na praia tem uma tirolesa, que deve ter uma vista animal ( melhor fazer quando ainda tem bastante sol, para ver os vários tons da água ).

Tuk Tuk para El Nido Town: Php 150 one way ( negocinado se consegue por 100 )








Corong Corong


Praia ao lado de El Nido, fomos caminhando, tem alguns restaurantes com preços bem razoáveis. Almoçamos por lá mas como a maré estava seca, não tinha como tomar banho. Além disso, tem bastante pedra/coral no fundo.

Seguimos caminhando até Las Cabanas e voltamos de Tuk Tuk.

Nacpan


Seguindo na direção contrária das praias acima, pegamos um transfer ( Php 600 p/p ida e volta ). Você vai no conforto da Van, no horário escolhido e já combina o horário da volta. Consulte os horários antes, tem basicamente de hora em hora.

Leva em média 45 minutos para chegar, mas é a praia mais bonita da região continental. O mar tem um azul lindo, que vai variando de tonalidade. Caminhe para o canto esquerdo da praia, em direção às ilhas, saem fotos lindas.

Com o sol escaldante, o ideal é ficar em algum bar. Ficamos no Mad Monkey, usando a estrutura e eles só cobram o que você consumir. 








Duli Beach


É a única praia com ondas e surf na região, mesmo assim, quebra raramente. Nós não chegamos a ir, mas pelo que nos informamos, são ondas pequenas, boas para iniciantes. 


Restaurantes

Angel´s - bem simples, comida gostosa, barata, mas para nós que somos intolerantes e alérgicos a leite, a comida foi meio contaminada. Se você não tem problemas alimentares, uma boa pedida.

Balai Kubo - comidinhas super saudáveis, sem leite ( usam leite de coco ). Só não sabemos o burguer se tem queijo vegano porque não comemos. Ficamos nos bowls, provamos os dois salgados ( bem gostosos ) e os de frutas. Media de Php 230 a 250 por bowl.

Pukka Bar - comemos o vegan burguer. Apesar de vegano, é preciso pedir sem queijo se você tem problemas com leite ( o queijo não é vegano, vai entender...). Super barato, o burguer com fritas e coca sai por Php 150.

Holy Smoke Falafel restaurante - tem filas, é delicioso. Tem várias opções, inclusive carne ( tipo hamburguer, em pedacinhos, super boa ). Quem viaja pela Ásia sabe que normalmente as carnes são bem ruinzinhas.



Posts Relacionados



Onde ficar: Sea Cocoon Hotel



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro pela Sardenha

Cala Brandinchi, uma das praias mais belas da Sardenha