Ilha Providencia
A ilha de Providencia, na Colômbia, faz parte do arquipélago de San Andres e Providencia. Está localizada a 72 km da ilha de San Andres, no mar das Caraíbas. O país mais próximo é a Nicaraguá. A ilha é pequena, tem 17 km2 e está ligada a ilha de Santa Catalina, de 1 km2, pela Ponte dos Namorados, onde apenas pedestres podem passar.
Providencia é bem diferente de San Andres, não só por suas praias ou topografia recheada de montanhas, como também em estilo. Providencia é calma, com poucos turistas quando comprada a irmã maior. Não há mega hotéis e resorts. Não há restaurantes de marcas internacionais. Aqui o que vale é o contato com as belezas naturais. E elas são muitas. Dentro e fora d'água. Para quem curte snorkel e mergulho, bem vindo ao paraíso!!!
Quando ir
Faz calor durante o ano todo. De agosto a outubro há maior chance de pegar chuvas. Conversei com os locais e eles disseram que dificilmente chove o dia inteiro. Mesmo nessa época de maior chuva, pode passar o dia nublado, mas chuva mesmo dura alguns minutos.
Como chegar
A opção mais em conta é ir de catamarã. Leva cerca de 3 horas. Dizem que sacode muito e até os mais fortes mareiam. Eu, apesar de amar o mar, sempre enjoo, então essa possibilidade foi vetada para mim.
A outra opção é ir de avião. A Satena vende as passagens. São apenas 25 minutos num avião bem pequeno, com 17 sortudos passageiros embarcando para o paraíso. A passagem é carésima, mas vale a pena, pois se o tempo estiver ruim, o catamarã pode não sair. Quando fomos, estava há 10 dias sem sair, pois o mar estava agitado.
Nosso aviãozinho |
Transporte
Andar pela ilha é tranquilo. As distâncias, dependendo da praia onde você está e quer ir, não são longas. Caminhamos bastante todos os dias.
É possível pegar táxis privados ou que fazem vez de transporte público, já que o ônibus que dizem existir na ilha não passou uma vez sequer pela estrada enquanto estivemos lá. Moto táxi também existe, e não se espante de ver 3 ou mais pessoas na mesma moto.
Muitas pessoas alugam carrinhos de golf ou scooter. São opções mais caras mas mais práticas.
O que fazer
- almoçar na praia de Suroeste ( dei dicas de dois restaurantes nesse post ). Não coloquei curtir a praia pois na época em que fomos, ela estava lotada de algas, tornando inviável o banho de mar.
Um por-do-sol espetacular na praia de Suroeste |
- atravessar a ponte e conhecer Santa Catalina
calçadão em Santa Catalina. Caminhando por ele, avistamos uma arraia... |
- fazer a trilha que passa por Mona Beach, em Santa Catalina, chegando a Cabeza de Morgan. Na volta, desça até a baía de Mona Beach. Não há praia, somente pedras. Ali, comece o snorkel. Além de peixes, há uma infinidade de corais coloridos de todos os tipos. Achei realmente muito bom. E o melhor: as águas são calmas, sem perigo, e não muito distante da costa tem muito coral.
Até uma lagosta entocada achamos nesse snorkel.
Olhando com atenção, pode-se ver os corais!!! |
Cabeza de Morgan. Para a foto ficar boa, ela tem de ser tirada da água. |
o peixão |
a lagosta |
Até uma lagosta entocada achamos nesse snorkel.
- passeio de volta a ilha ( próximo post )
- passeio privado de snorkel ( próximo post ). Esse passeio vale muito a pena, pois Providencia está cercada pela 3a maior barreira de corais do mundo. É um passeio para quem sabe nadar, pois é em alto mar e as águas não são calmas, embora varie de dia para dia.
A grande vantagem que achei dos snorkels por aqui é que não dependem da lua. Qualquer maré é boa para fazê-los.
Apesar de estarmos numa ilha ( 2, já que basta atravessar uma ponte ), a maioria das baías não tem praia. Tem muita pedra, e isso confere um visual lindo para quem vê a ilha de um barco, por exemplo.
Posts Relacionados
O que você precisa saber antes de ir para Colômbia
San Andres
Passeios San Andres
Onde ficar: Hotel South West Bay Cabanas
Onde comer
Passeios ilha Providencia
Posts Relacionados
O que você precisa saber antes de ir para Colômbia
San Andres
Passeios San Andres
Onde ficar: Hotel South West Bay Cabanas
Onde comer
Passeios ilha Providencia
Comentários
Postar um comentário