Litoral Sul da Paraíba, um paraíso ainda pouco conhecido
O município de Conde, no litoral sul da Paraíba, esconde belezas inimagináveis. Nossa expectativa era alta, pois tínhamos ouvido falar que era um lugar lindo. E é mesmo!!! O melhor? Sem turismo em massa. Distante apenas de 20 a 40 km de João Pessoa, dependendo da
praia, é possível fazer um bate-e-volta desde a capital. O problema é que você não vai querer voltar. São 6 praias: Jacumã, Praia do Amor, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. Uma mais linda que a outra. São elas:
praia, é possível fazer um bate-e-volta desde a capital. O problema é que você não vai querer voltar. São 6 praias: Jacumã, Praia do Amor, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. Uma mais linda que a outra. São elas:
Jacumã
A mais urbanizada, onde você encontra supermercados, várias pousadas e casas. É a praia com mais infra-estrutura de barzinhos e restaurantes, mas a menos atrativa em termos de belezas naturais. É também onde fica a maioria das pessoas.
Praia do Amor
Ao lado de Jacumã, para o norte. É famosa pela Pedra Furada, lugar que rende boas fotos.
Pena que esse dia estava nublado. A praia é linda, imagina com sol... |
A famosa Pedra Furada |
Carapibus
Praia ao sul de Jacumã. Foi onde escolhemos ficar. Saíamos de casa, descíamos as escadas e estávamos na praia, com um visual deslumbrante, mata nativa, muitos corais e várias piscinas naturais, uma mais gostosa que a outra para o banho.
Dica: o mercado fica na estrada principal. Se você for ficar perto da praia e não estiver de carro, abasteça-se de comida em Jacumã.
Vista de nosso apê |
Tabatinga
Fomos caminhando por todas as praias. A praia é linda e tiramos muitas fotos. Há um rio, que só vimos quando voltamos da caminhada. Na ida a maré estava tão baixa que nem percebemos a existência do rio. Na volta, já com a maré alta, fomos pela parte superior da praia, e ai sim, avistamos o rio com suas pedras e até uma caverna.
Nenhuma foto deste post tem filtros. As praias são lindas assim!!! |
Coqueirinho
Achamos uma das praias mais bonitas da região. Com falésias coloridas, cheia de coqueiros ( daí o nome ), uma das coisas que nos encanta em praias. Há pontos com ondas mais fortes, onde vimos alguns poucos surfistas. Mas as ondas não estavam boas. Tem lugares com piscinas naturais, ótimas para o banho de mar. Aliás, tem um banho tão bom, que um dos dias passamos horas de molho aqui. Bem em frente tem alguns restaurantes, com preços médios, mas charmosos, com chão de areia, cadeiras e mesas de madeira.
Apesar de não ser uma piscina natural, o banho aqui também era divino... |
Tambaba
Primeira praia oficialmente naturista do Brasil. A praia mais bonita na nossa opinião. Conhecida por ser uma praia naturista. Mas ela é muito mais que isso. A parte naturista é apenas um pequeno pedaço dessa praia. Formada por algumas baías, falésias coloridas, partes com mar agitado onde rola surfe e outras partes com mar bem calminho, também com piscinas naturais. Fomos a pé. Passamos por uma baía minúscula, com cavernas, linda linda. Depois, seguimos por uma trilha e ai chegamos na parte da praia onde quase todo mundo chega. De carro. Há uma baía pequena e muito bonita, onde há restaurantes e onde é a entrada para a parte naturista da praia.
Caso você chegue de carro ( e eu recomendo, porque até nós, que caminhamos bastante, achamos bem longe ir e voltar. São aproximadamente 8 km só de ida a partir de Carapibus, cerca de 2 horas de caminhada. Eu ainda machuquei o joelho e voltamos de carona. Não havia táxi lá ) vá em direção ao norte, faça a trilha e conheça essa parte pequena e linda da praia. A trilha é bem fácil e dura 5 minutos.
Na área de naturismo, existem algumas regrinhas:
- mulheres podem entrar sozinhas;
- homens somente acompanhados;
- menores somente acompanhados dos pais.
Na área de naturismo, existem algumas regrinhas:
- mulheres podem entrar sozinhas;
- homens somente acompanhados;
- menores somente acompanhados dos pais.
Aqui é a parte da praia que é uma baía bem pequena e tem uma caverna |
Aqui começa a parte naturista. Há um corredor de plantas que dá acesso a praia. Nós só espiamos. Quando chega no final do corredor, é obrigatório tirar a roupa. Fotos não são permitidas. |
Como chegar
- Você pode pegar um táxi desde João Pessoa, dependendo de onde esteja, vai pagar de 100,00 a 150,00. É caro, embora a distância seja curta. A vantagem é que em 30-40 minutos você chega em qualquer uma das praias.
- Ônibus: Se você estiver em Tambaú ( como nós ), Cabo Branco ou outro bairro turístico, tem de pegar um ônibus até o centro. Do centro, mais um para Jacumã. Se você estiver em outra praia, mais um ônibus de Jacumã até seu destino. No nosso caso, Carapibus. Levamos 4 horas para fazer o deslocamento de 28km. Gastamos menos de 7 reais por pessoa.
Onde ficar
Escolhemos ficar em Carapibus pois achamos o lugar lindo, conseguimos um apartamento com tv a cabo, wi-fi, cozinha completa e piscina no condomínio. A localização também é boa, pois fica mais "no meio" da região, sendo mais fácil se deslocar pelas praias. Só tem um problema: não há praticamente nada além de pousadas. Estávamos sem carro. Quando o ônibus parou em Jacumã, corremos no supermercado e compramos tudo que precisávamos, para não precisar voltar até o fim de nossa estadia.
O que fazer
Bom, esse é o destino perfeito para quem quer curtir praia todo dia. Quem está em busca de muvuca, talvez deva procurar outro lugar. A calmaria reina. Caminhadas na praia ou alugar um buggy para conhecer a região são as opções. E, claro, passar muito tempo nas piscinas naturais. Quer coisa melhor?!!
Segue as mesmas características de João Pessoa. Quente o ano todo, chovendo mais de março a agosto.
Quando ir
Segue as mesmas características de João Pessoa. Quente o ano todo, chovendo mais de março a agosto.
Que lugares incríveis..TOP demais
ResponderExcluirObrigada Vivi 🙏🏻
Excluir